Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Saúde

Postos de saúde abrem para atualizar vacinas

15 de Setembro de 2017 Autor:

Postos de saúde abrem para atualizar vacinas

Ministério da Saúde disponibilizou 13 vacinas para crianças até nove anos e oito para adolescentes de 10 a 15 anos. 

Atenção pais e responsáveis: sábado também é dia de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Cerca de 36 mil postos de saúde de todo país estarão de portas abertas e disponibilizarão, ao todo, 21 vacinas. Neste ano, a campanha do Ministério convoca mais de 47 milhões de crianças menores de cinco anos, crianças de nove anos e também adolescentes de 10 a 15 anos incompletos, para atualizarem o calendário vacinal. 

47 milhões de pessoas devem se vacinar

O objetivo é proteger esse público contra doenças que ainda não estão eliminadas e, portanto, representam riscos para quem não estiver vacinado. Mais da metade (53%) desse público já deveriam ter sido estar com o seu calendário de vacinação completo.

A mobilização nacional reúne cerca de 350 mil profissionais de saúde e 42 mil veículos. Além do envio de 143,9 milhões de doses de vacina de rotina, o Ministério da Saúde também distribuiu aos postos de saúde 14,8 milhões de doses extras de 15 vacinas para a campanha. A campanha publicitária deste ano traz o slogan “Todo mundo unido, fica mais protegido”.

 

VACINAS - O Programa Nacional de Imunizações (PNI) distribui cerca de 300 milhões de imunobiológicos anualmente, dentre vacinas e soros, além de oferecer à população todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no Calendário Nacional de Vacinação. Nos últimos cinco anos, o orçamento do PNI cresceu mais de 140%, passando de R$ 1,2 bilhão, em 2010, para R$ 4,3 bilhões, em 2017.

FOTO: REPRODUÇÃO



    Comentários (0) Enviar Comentário