Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Negócios

Procon de Linhares dá orientações sobre compras na Black Friday

23 de Novembro de 2017 Autor:

Procon de Linhares dá orientações sobre compras na Black Friday

Embora seja uma tradição americana, a sexta-feira de promoções (Black Friday), que acontece após o Dia de Ações de Graças, já faz parte do calendário varejista brasileiro. E na próxima sexta (24), os consumidores poderão adquirir os mais variados produtos das grandes empresas - físicas e virtuais - com descontos que podem chegar até 90%.

Mas para que a Black Friday não vire uma 'Black Fraude', o Procon de Linhares  orienta o consumidor a realizar com antecedência uma pesquisa de preços das mercadorias que se pretende adquirir, seja presencialmente ou pela Internet.  

De acordo com o diretor do Procon Municipal, Geraldo Roza, a finalidade da pesquisa é verificar se os descontos oferecidos neste período promocional correspondem de fato à redução de valores dos produtos da loja. Para garantir uma boa experiência com os descontos da Black Friday, ele sugere a pesquisa antecipada em pelo menos três estabelecimentos comerciais distintos.

Geraldo também aconselha o consumidor a ter cuidado com as compras por impulso e exigir as notas fiscais. "Nas lojas online os consumidores devem ficar atentos ao prazo de entrega, tirar print das telas das páginas e evitar comprar produtos que estão sendo lançados recentemente", pontua. 

Atenção aos descontos e às promoções virtuais

 O diretor do Procon lembra que muitas vezes o valor do produto com desconto é passado para o frete e que, ao comprar pela internet, é importante se atentar a isto. O diretor ainda ressalta que é importante verificar as referências do estabelecimento físico ou virtual no qual se pretende comprar. "Outra dica importante é não acreditar em links enviados via redes sociais que prometem descontos muito grandes", alerta. 

Dicas

O Procon de Linhares listou todas as dicas essenciais para fazer boas compras na Black Friday. Confira:

- Planejamento: faça uma lista dos produtos que gostaria de adquirir e pense sobre o limite de gasto, evitando estourar o orçamento;

- Acompanhamento: com a lista em mãos, acompanhe os preços dos produtos ou serviços de seu interesse. Anote ou guarde as informações da pesquisa (como prints de telas e folhetos), não esquecendo de marcar o site/loja e a data da pesquisa. Com essa informação você conseguirá identificar se os preços que serão divulgados na Black Friday têm descontos reais e as melhores ofertas;

- Atenção: alguns sites mais populares estampam ofertas de fornecedores independentes, com preços e condições diferentes para um mesmo produto. O Procon de Linhares alerta que "o nome do fornecedor e os preços praticados devem estar sempre em destaque e com fácil visualização na página de venda, especialmente se o revendedor for um terceiro. É direito do consumidor ter essa informação à disposição para facilitar a escolha".

- Cheque a reputação do fornecedor: o Procon-SP tem uma lista com os nomes das empresas com mais reclamações na última Black Friday;

- Cuidado com links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais: consulte sempre a página oficial da loja;

- Confira o prazo de entrega antes de fechar a compra para evitar decepções, especialmente se o objetivo é comprar presentes para o Natal;

- Trocas, devoluções e cancelamentos: Segundo informações do órgão "compradores têm sete dias, a partir da aquisição ou entrega, para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta, se o negócio foi feito a distância (por internet ou telefone)". A indicação é checar também a política de trocas da empresa;

- Verifique se o site que traz a oferta é brasileiro: a compra em sites de empresas internacionais estão sujeitas a outros encargos que nem sempre são claros ou informados. "Além disso, as regras do Código do Consumidor não se aplicam nesses casos, se o portal não contar representantes no Brasil" conclui Geraldo Roza.

Contato do Procon

 

O consumidor que constatar qualquer irregularidade pode acionar a agência do Procon de sua cidade. Em Linhares, o Procon está localizado na Avenida Augusto Calmon, 1.117, Centro, ou pelos telefones 3372-2129 ou 151.

FOTO: REPRODUÇÃO/VEJA



    Comentários (0) Enviar Comentário