Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Geral

Em Linhares, 31 de outubro é o Dia do Evangélico

31 de Outubro de 2017 Autor:

Em Linhares, 31 de outubro é o Dia do Evangélico

No dia em que se comemora a Reforma Protestante, fato histórico que aconteceu em 31 de outubro de 1517, os evangélicos de Linhares têm muitas razões para celebrar este dia. Em 23 de dezembro de 1997, foi sancionada pelo Prefeito Guerino Zanon a Lei 2.022 que instituiu a data de 31 de outubro como o Dia do Evangélico em Linhares. Por outro lado, no dia 12 de janeiro de 2016, a Presidência da República sancionou a Lei nº 13.246 que também instituiu 31 de outubro como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho. Assim, 31 de outubro constitui-se em uma data especial para os evangélicos e os cristãos em geral por ter três comemorações importantes: O Dia da Reforma Protestante, o Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e o Dia Municipal do Evangélico.

Os evangélicos surgiram a partir da Reforma Protestante. O termo “protestante” vem do documento formal de protesto – Protestatio – em 1529, manifestando nova posição à política religiosa da época. O termo “evangélico” refere-se ao fiel que se submete ao ensinamento contido nas “boas-novas” (evangelium, em latim) trazidas por Jesus Cristo. Os protestantes se declaram seguidores do Evangelho – um dos seus princípios durante a Reforma era o da Sola Scriptura (“Só a Escritura”, em latim), significando para o evangélico que apenas a Bíblia é fonte de revelação suprema dos ensinos sobre Deus e suas doutrinas.

 Conforme o Pastor Igreja Evangélica Batista de Linhares (IEBL), Jabes Menezes de Oliveira, o Dia do Evangélico tem sua importância não para se contrapor com outras igrejas e religiões, mas sim, como reconhecimento pelo poder público e da sociedade, da grande contribuição que os evangélicos proporcionam às famílias e à comunidade, como um todo. Os evangélicos totalizam um percentual importante de cidadãos, sendo membros das mais diversas denominações, cuja doutrinação baseada na mensagem do evangelho e na obediência à essência da vida cristã buscada e pregada pelos cristãos, promovem o bem estar social e espiritual necessários ao convívio humano.

 A história registra figuras evangélicas importantes na liderança de países e nações. Os evangélicos têm dentre suas contribuições obras como escolas, hospitais, creches, casas de tratamento e recuperação, asilos, emissoras de rádio, TV, instituições de ensino, de pesquisa, esportivas, culturais, além da assistência social que é marca registrada do cristianismo. Uma quantidade relevante de evangélicos são pessoas formadoras de opinião. Presentes na zona rural e urbana, no comércio, na indústria, na agricultura e na prestação de serviços, o evangélico se encontra em todas as camadas sociais.

O pastor afirma ainda que, o fato de o Estado brasileiro ser laico, isto é, não tendo uma religião oficial exclusiva, necessariamente não quer dizer que a nação brasileira é anti-religiosa. Pelo contrário, a própria Constituição ressalta que foi aprovada debaixo da proteção de Deus. E as estatísticas comprovam que quase 90% da população é cristã, dentre esses, mais de 30% evangélica. O pastor finaliza, dizendo: “Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que Ele escolheu para sua herança”. Salmos 33.12.

 

Para celebrar a data, a IEBL realiza na noite de hoje, a partir das 19h30, um culto especial. A igreja está localizada na Av. Prefeito Samuel Batista Cruz, 1945, Centro. 



    Comentários (0) Enviar Comentário