Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Geral

Capixabão 2018: Série B começa no dia 24 de março

24 de Novembro de 2017 Autor:

Capixabão 2018: Série B começa no dia 24 de março

Clubes de Aracruz e Linhares estarão na disputa 

Antes prevista para fevereiro, a abertura da Série B do Campeonato Capixaba 2018 será apenas no dia 24 de março de 2018. A decisão foi tomada na segunda reunião do Conselho Arbitral da competição, que aconteceu na sexta-feira (24), na sede da Federação de Futebol (FES).

De acordo com o presidente Gustavo Vieira, a mudança vai fazer com que a entidade ganhe tempo para ter acesso aos recursos provenientes das emendas parlamentares. Com esses recursos, a FES vai custear as despesas de arbitragem dos clubes, na Série B.

“O principal motivo do adiamento é em relação aos trâmites de processos junto ao Governo do Estado, para que a gente possa utilizar os recursos, provenientes de emendas. Isso demanda tempo e por isso pedimos aos clubes o adiamento em um mês”, explicou Vieira.

Além do adiamento, na sexta-feira também foram confirmados os clubes participantes e a fórmula de disputa. A Segundona do Capixabão 2018 terá oito times, divididos em duas chaves: Grupo Norte (Rio Branco-ES, Aracruz, Linhares e Vilavelhense) e Grupo Sul (Castelo, Estrela e Castelense e Sport-ES).

GEL, Ypiranga-ES e Atlético Colatinense, que demonstraram interesse em jogar, não se regularizaram e estão fora da disputa. 

Esquema

Na primeira fase, os times se enfrentam, dentro dos respectivos grupos, em turno e returno. Após as seis rodadas, os primeiros e segundos colocados de cada chaves avançam para as semifinais (1ºAx2ºB e 1ºBx2ºA). Os ganhadores dos duelos vão às finais e garantem o acesso para a Série A de 2019. O regulamento prevê a possibilidade de a fase final ser disputada em jogo único.

Caso algum clube venha a desistir de disputar a Segunda Divisão, antes da publicação da tabela, marcada para o dia 24 de janeiro, o regulamento sofrerá mudanças.

Nesse caso, a divisão por grupos deixaria de existir e todos clubes se enfrentariam entre si, em dois turnos, e os quatro melhores classificados avançam para as semifinais (1ºx4º e 2ºx3º). Os vencedores dos confrontos das semis iriam para as finais e conquistariam o acesso para a primeira divisão. 

No máximo 6 jogadores acima de 23 anos, por jogo

Após a sugestão dos clubes no primeiro arbitral, na sexta-feira foi aprovada, pela Federação de Futebol (FES), a inclusão em regulamento da presença de no máximo seis jogadores acima de 23 anos em cada equipe, por jogo. A regra de no máximo seis atletas amadores em cada time, por partida, segue mantida.

Com informações do Globo Esporte/ES

FOTO: Henrique Montovanelli Desportiva Ferroviária



    Comentários (0) Enviar Comentário