Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Educação

Ceim do bairro Aviso faz Caminhada pela Paz

21 de Setembro de 2017 Autor:

Ceim do bairro Aviso faz Caminhada pela Paz

A caminhada pelas ruas dos bairros é a culminância do projeto Valores, desenvolvido entre as crianças da escola. 

As crianças do Centro de Educação Infantil Municipal – Ceim Aristides Pinto Caldeira, no bairro Aviso, em Linhares, tiveram uma quinta-feira (21) voltada em favor da paz. Com muita alegria e entusiasmo, elas saíram pelas ruas da comunidade para celebrar o Dia Internacional pela Paz e para encerrar o projeto Valores, que é desenvolvido desde o início do ano entre as crianças matriculadas na escola.

Com faixas e cartazes, elas pediram por uma cultura de paz e resistência contra todas as formas de violência. As crianças, ao lado dos professores, cantaram e balançaram suas pombinhas da paz confeccionadas dentro das oficinas do projeto.

 O objetivo de encerrar o projeto Valores com o tema paz foi o de despertar nas crianças e suas famílias uma mudança de reflexão e percepção social através de seus valores, dentre os quais o respeito, a tolerância, a generosidade, a solidariedade, o perdão e a não violência.  "Foi emocionante ver a participação das crianças, pois, diante de tantas injustiças e maldades, nós acreditamos que podemos construir a paz e isto se constrói no dia a dia com pequenas, mas nobres ações e atitudes. Encerramos o projeto e a caminhada pedindo a Deus para que sejamos instrumentos de vossa paz", destaca a pedagoga do escola, Jucilene Fasolo Araújo, acompanhada da professora Tânia Salomão.

 Segundo a diretora da escola, Graciela Pessotti Adami, "é desde pequeno que as crianças devem aprender noções de valores e respeito, possibilitando a construção de um mundo mais justo e fraterno". Ela conta que é a primeira vez que realiza uma passeata com as crianças pela comunidade. Para ela, a interação entre moradores e a escola é essencial na educação das crianças.

"Queremos chamar a atenção da comunidade no respeito com as crianças, pois o educar também vem de casa. Nós andamos juntos, temos o mesmo objetivo, que é o bem-estar das crianças. Se a comunidade participa da nossa escola, isso só enriquece mais ainda nosso trabalho e a educação delas", complementa. 

FOTO:

 

As crianças, ao lado dos professores, cantaram e balançaram suas pombinhas da paz confeccionadas na escola (Foto: Divulgação/PML)



    Comentários (0) Enviar Comentário