Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Assistência Social

Hemocentro de Linhares quer abastecer bancos de sangue para o Carnaval

12 de Janeiro de 2018 Autor: Caroline Pereira

Caroline Pereira Hemocentro de Linhares quer abastecer bancos de sangue para o Carnaval Hemocentro de Linhares está localizado na Avenida João Felipe Calmon, 1305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce), de segunda a sexta, das 7h às 12h30.

Pensando em atender as demandas do feriado de Carnaval e também as necessidades atuais dos hospitais, o Hemocentro de Linhares convoca os doadores de sangue – novos e frequentes – para abastecer os estoques, que se encontram praticamente vazios.

De acordo com a chefe do núcleo de hemoterapia de Linhares, Renata Fonseca, as doações caem consideravelmente no período de férias, mas a necessidade por bolsas de sangue – inclusive no Carnaval – continuam em alta. “Precisamos de uma média de 40 a 50 doações diárias, mas atualmente só temos entre 12 a 20. A demanda é por todos os tipos de sangue”, informa.  

O Hemocentro de Linhares atende o Hospital Geral de Linhares, o Hospital Rio Doce e o Hospital São Camilo, de Aracruz. Esses hospitais recebem pacientes de diversas localidades do norte do Estado, como Rio Bananal, Sooretama, Guaraná, entre outras. Tal abrangência reforça a importância de manter os estoques sempre abastecidos. “Somente um paciente cardíaco, que passa por cirurgia, demanda uma média de 10 bolsas de sangue”, exemplifica Renata.

 

Campanha

Devido às atuais e futuras necessidades, o Hemocentro de Linhares se antecipa e faz a convocação dos voluntários. Os doadores podem se dirigir ao posto de coleta, que funciona na Avenida João Felipe Calmon, 1305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce), de segunda a sexta, das 7h às 12h30.

Quem não puder comparecer ao Hemocentro durante a semana pode fazer a doação no dia 3 de fevereiro, das 7h às 13h, quando o posto abrirá excepcionalmente num sábado para atender os voluntários.

 

Procedimentos para doação

Para doar sangue o indivíduo deve comparecer ao hemocentro munido de um documento de identidade com foto. Ele precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e alimentado. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais.

 

O doador deve dispor de 45 a 50 minutos do seu tempo para passar por todo o processo de doação, que se inicia numa triagem e termina na coleta. Este último procedimento leva apenas 4 ou 5 minutos.



    Comentários (0) Enviar Comentário