Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Agricultura

Casos de câncer de pele preocupam médicos em Linhares

28 de Dezembro de 2017 Autor: Rosi Ronquetti

Reprodução Casos de câncer de pele preocupam médicos em Linhares

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados todos os anos, aproximadamente 180 mil novos casos de câncer de pele no Brasil. Em Linhares, de todas as cirurgias de câncer realizadas durante este ano, mais da metade (60%) foram da doença. O Oncologista Clínico da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Dr. Guilherme Biancardi, diz que essa é uma curva crescente, contínua e preocupante, e ele cita as principais causas para esse dado alarmante.

“Nós atribuímos esse número à exposição ao principal fator de risco para a doença, que é o sol, e à região com grande número de pessoas com pele clara e acesso à saúde. As pessoas têm procurado mais o médico e estão tendo o diagnóstico. Tudo isso faz aumentar o número de casos,” explica o médico.

Outro fator importante e que contribui com esse número, segundo a Cirurgiã Oncológica da Unacon, Dra. Raquel Quintino, é o trabalho rural. “Os casos de câncer de pele na nossa região estão, em sua maioria, ligados aos produtores rurais devido aos longos períodos que passaram e passam expostos ao sol”, explica. A médica lembra ainda que, em muitos casos, o diagnóstico de câncer de pele feito hoje é devido ao sol que o paciente se expôs há vinte anos.

Para os especialistas, o melhor remédio ainda é a prevenção. “O uso do filtro solar, diariamente, várias vezes ao dia, evitar exposição ao sol entre 10 da manhã e quatro da tarde, usar boné e roupas de manga comprida para se proteger, caso trabalhe sob o sol, são as principais medidas para evitar o câncer de pele”, aconselha o dr. Guilherme.  

 

Sinais e sintomas

 

Os principais indícios da doença são: verruga que cresce; ferida que não sara e que sangra durante várias semanas; ferida ou nódulo na pele, de cor branca, avermelhada ou roça, que pode causar coceira; ferida ou nódulo na pele, que cresce rápido e forma uma casquinha, acompanhada de secreção ou coceira. 



    Comentários (0) Enviar Comentário