Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Matérias

Farofa de ovo mais que perfeita é de Celina Pesca

29 de Setembro de 2017

Farofa de ovo mais que perfeita é de Celina Pesca

O que veio primeiro, o ovo ou a galinha? Eis uma questão difícil de responder. A única certeza sobre ovo da galinha, no entanto, é que ele teve um destino certo nesta reportagem: as panelas. Muito se fala da importância do ovo para dar maciez em bolos, dar liga em massas caseiras ou uma proteína de preparo rápido para refeições preguiçosas. De fato, ser quebra-galho é com ele mesmo. E é tão humilde que não rouba a cena caso não lhe deem o papel principal – coisa que ele sabe fazer muito bem.

E Celina Pesca, do Restaurante Tradizionalle, ali no bairro Araçá, transforma o ingrediente na melhor farofa de ovo da cidade. No prato criado e preparado por ela, o não é um mero coadjuvante, ele é a estrela total. Vários pratos do cardápio já contemplam a famosa farofa como guarnição. Mas, os que não têm este privilégio passam a ter porque dificilmente quem frequenta o restaurante de Celina não saboreia a farofa que muitos já adotaram como prato principal.

Na verdade, a farofa de ovo de Celina adorna as refeições caprichadas e bem servidas – com fome moderada um prato do restô pode servir até quatro pessoas. Mas se a fome é muita, duas pessoas comem em tom satisfatório {e põe satisfatório nisto} qualquer uma das opções do cardápio. Além da farofa de ovo, outra grande pedida é o camarão ao ninho dos deuses, o bacalhau e a moqueca capixaba que neste sábado (30) celebra o dia dedicado a ela.

Os pedidos da farofa de ovo pelo telefone não param um minuto. É um entra e sai, todos os dias da semana, de gente que não vive sem a estrela do Tradizionalle. Mas vamos ser sinceros? Uma deliciosa farofa de ovo pode fazer toda a diferença no seu almoço de fim de semana ou então naquele churrasco que você combinou com os amigos. Mas a boa farofa de ovo é aquela ao ponto correto, úmida, aquela que o ovo não está ressecado, muito menos duro, que ela não está com cara de cheia de manteiga e toda grudada… parece simples, mas eu acho que a farofa da Celina tem lá o seu segredo.

E tenham certeza: ela não conta pra ninguém.

Alexandre Araújo 

FOTOS – DIVULGAÇÃO